Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Promoção e Educação Ambientais
Síntese
  1. Campanhas de Educação e Promoção Ambiental na Região

    O Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA) publicado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar em 2011 continua a ser o documento orientador dos serviços e equipamentos de promoção e educação ambiental da Direção Regional do Ambiente.
    Para além das ações de educação e sensibilização ambiental promovidas pela DRA, que constituem a maioria das iniciativas de educação ambiental da Região, existem outros organismos, privados e públicos, que têm vindo a promover diversas iniciativas nesta área, nomeadamente municípios e empresas municipais, associações locais e organizações não governamentais de ambiente e clubes equiparados.
    Foram abrangidos diversos setores da população açoriana em função dos programas ambientais desenvolvidos, desde as crianças e jovens em idade escolar através de programas como o Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente e Parque Escola, aos empresários e utentes do ramo hoteleiro através dos Programas Chave Verde e Miosotis Azores, à população em geral que utiliza as zonas balneares, marinas e portos por via do Programa Bandeira Azul, aos municípios através dos programas ECO XXI e Ecofreguesia, freguesia limpa, aos professores e técnicos de educação ambiental através do Encontro Regional de Educação Ambiental e Eco-Escolas, à população que visita as Áreas Protegidas através do programa Parque Aberto, entre outros.

    Campanhas de educação e promoção ambiental marinhas

    Desde 2014 que o número de cagarros salvos tem vindo a aumentar, juntamente com o número de brigadas e voluntários envolvidos, demonstrando que o empenho e a participação exemplares de todos os voluntários e parceiros são decisivos para o sucesso da campanha SOS Cagarro.

    A campanha “Açores Entre-Mares” ganha originalidade pelo facto de ser composta por atividades promovidas por entidades parceiras, desde associações a empresas, que propõem a integração de uma ou mais atividades a desenvolver na sua ilha. A abrangência do programa é também impressionante, tratando de dar uma visão holística das oportunidades que o mar nos oferece (desporto, lazer, profissões), atentos à necessidade de o preservar e respeitar (limpezas costeiras e subaquáticas, conhecimento).

    Com a implementação do Plano de Ação para o Lixo Marinho nos Açores, pretende-se, por um lado, conhecer melhor o problema do lixo marinho na Região, diminuindo os 'inputs' de lixo para o mar provindos de fontes costeiras e, por outro, avaliar os impactos dos resíduos na vida marinha. Desde 2015, através de campanhas de limpeza da orla costeira e litoral submerso, foram recolhidas mais de 15 toneladas de lixo em todo o arquipélago.

    Ecotecas e Centros Ambientais

    A implementação a nível local dos programas, projetos e campanhas de sensibilização e educação ambiental coordenados pela Direção Regional do Ambiente, está a cargo da Rede Regional de Ecotecas dos Açores e da Rede de Centros Ambientais dos Açores. As 9 Ecotecas e 18 dos 23 Centros Ambientais dos Açores encontram-se atualmente integrados nos Parques Naturais de Ilha, e são geridos pela Azorina S.A.. Os restantes 5 Centros são geridos por organizações não governamentais de ambiente e um município.


    Organizações Não Governamentais de Ambiente

    De acordo com o Decreto Legislativo Regional nº 19/2010/A, a Direção Regional do Ambiente mantém o regime de apoio técnico e financeiro às organizações não governamentais de ambiente sediadas na Região e registadas que desenvolvam atividades consideradas de relevante interesse público. Entre 2010 e 2016 foram registadas 14 organizações não governamentais de ambiente sediadas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Graciosa.

Última atualização a 15-05-2017