Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Agricultura e Recursos Florestais
Produção de plantas e melhoramento florestal
  1. A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, possui viveiros que produzem anualmente milhares de plantas florestais, destinadas a satisfazer as necessidades das entidades particulares e públicas na execução das mais variadas ações de arborização.

    Ao abrigo do Programa de Melhoramento Florestal, a Direção Regional dos Recursos Florestais tem em curso, desde 2002, a instalação de ensaios que têm como principal objetivo o melhoramento genético da criptoméria, o estudo da adaptabilidade de espécies florestais exóticas e a revitalização dos ecossistemas florestais autóctones, com o objetivo de estudar e ajustar os modelos de silvicultura que melhor expressem o potencial florestal de algumas espécies da floresta autóctone.

    A capacidade instalada atualmente nos viveiros florestais públicos permite a produção de cerca de 4 milhões de plantas por ano, produção que é ajustada anualmente, consoante as necessidades de plantio em cada uma das ilhas. Como se pode observar no gráfico seguinte, a produção de plantas resinosas representou no último triénio um valor médio de cerca de 55%, tendo sofrido uma diminuição percentual face ao aumento de produção de plantas endémicas e folhosas. Do total de plantas produzidas anualmente, a espécie resinosa criptoméria japónica é a que apresenta maior procura, sendo por isso a que é produzida em maior número, na sua maioria distribuídas ao setor privado para rejuvenescimento da floresta açoriana.

  2. Desde o ano de 2007 foram executados vários investimentos nos viveiros florestais da Região com o objetivo de aumentar a produção de espécies endémicas, para fazer face às necessidades do sector florestal público e privado. No passado triénio 2017-2019 os viveiros produziram à volta de 517 mil plantas endémicas, 363 mil plantas folhosas e cerca de 2,2 milhões de espécies resinosas, para responder às necessidades do sector.

Última atualização a 15-01-2020