Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Energia e Transportes
Transporte aéreo
  1. Nos Açores, o avião constitui-se como um meio de transporte de eleição para as ligações entre as ilhas e o Continente Português e entre as próprias ilhas.

    O movimento total de aeronaves na Região durante o ano de 2016 foi de 40.757.

  2. No movimento de aeronaves por ilha, em 2016, verifica-se que as ilhas que registam maior movimento aéreo são as ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial com 38%, 25% e 11%, respetivamente, do total regional.

    No que diz respeito ao tráfego de passageiros por via aérea, verifica-se que, das três categorias de voo consideradas, os internacionais, os territoriais e interilhas, a que tem maior expressão é a dos voos interilhas, que perfaz mais de metade das deslocações por via aérea, seguindo-se os voos territoriais e por fim os voos internacionais.

  3. Entre 1990 e 2016 o tráfego de passageiros cresceu de forma significativa em todas as suas vertentes, interilhas, territoriais e internacionais (128%, 150% e 397%, respetivamente). No entanto é possível notar pelo gráfico apresentado que entre 2007 e 2014 existiu uma estagnação do crescimento do tráfego de passageiros. O número de passageiros transportados interilhas e em voos territoriais de e para a RAA está fortemente correlacionado com o PIB Português, ou seja, com a evolução económica do País e consequentemente da Região. A partir de 2015 a liberalização das rotas territoriais e o investimento no turismo da Região provocaram um crescimento acentuado no tráfego de passageiros.

    A mesma análise não se pode realizar para o tráfego internacional que está mais fortemente relacionado com as economias dos mercados emissores de passageiros. Estes mercados são tipicamente os mercados de destino da emigração histórica da Região, nomeadamente, EUA, Canadá e Bahamas, bem como os mercados alvo da promoção turística anual, que se tem concentrado na Europa do Norte e Central.

     

  4. Relativamente ao transporte aéreo de mercadorias, os dados permitem identificar um período recessivo no transporte de mercadorias territoriais de e para a Região, e uma tendência de crescimento no tráfego de mercadorias interilhas. O transporte de mercadorias depende de diversos fatores económicos e infraestruturais e consequentemente está dependente da evolução dos mesmos. Em relação ao transporte de mercadorias internacional nota-se uma estagnação regular ao longo dos anos, seguida de um aumento significativo a partir de 2015.

Última atualização a 30-05-2017