Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Água
Balanço necessidades/disponibilidades de água
  1. De acordo com os resultados estimados, os Açores apresentam necessidades hídricas totais na ordem dos 24,5 hm3 por ano. As disponibilidades hídricas totais (1792,2 hm3/ano) mostram-se suficientes para comportar as necessidades hídricas estimadas, visto que as disponibilidades hídricas subterrâneas exploráveis se estimam na ordem dos 937 hm3/ano e de água de disponibilidade hídrica superficial aproximadamente 855 hm3/ano.

  2. Da análise da relação entre as necessidades e as disponibilidades de água constata-se que as ilhas São Miguel, Graciosa e Terceira  são as que apresentam maior pressão sobre os recursos hídricos disponíveis, na ordem dos 2,9, 2,6 e 2,10%, respetivamente. Apesar dos volumes de água captados serem maioritariamente provenientes de origens subterrâneas, estima- se um balanço hídrico subterrâneo global bastante positivo, já que as necessidades hídricas se mostram praticamente insignificantes face às disponibilidades hídricas (1,4%).

    Não obstante, importa gerir de forma adequada o recurso água, não só em termos de quantidade mas também em termos de qualidade já que as pressões existentes sobre este recurso tem vindo a comprometer ambos. A carência de água nas origens, face às necessidades, habitualmente é confundida com os problemas de falta de água que se verificam nos sistemas de abastecimento. A eventual escassez de água na origem pode ser fortemente potenciada por uma deficiente gestão/manutenção dos sistemas de abastecimento além de que a ausência de água nos sistemas de abastecimento por vezes não reflete a escassez de água nas origens.

Última atualização a 15-05-2017