Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Água
Síntese
  1. Relação Necessidade/Disponibilidade de água

    Balanço hídrico positivo, em que as necessidades de água são reduzidas face às disponibilidades hídricas. A relação entre a necessidade de água e a disponibilidade deste recurso revela não existir uma pressão acentuada sobre os recursos hídricos.

     

    Abastecimento de água

    O índice de abastecimento de água às populações dos Açores mantém os 100%.

     

    Consumo de água

    Nos últimos dois anos verifica-se um ligeiro aumento no consumo de água, com maior subida nas ilhas de São Miguel e Terceira.

     

    Tratamento de águas residuais – sistema público de drenagem

    Contínuo melhoramento dos sistemas públicos de tratamento de águas residuais, contudo a ligação domiciliária à rede de drenagem está aquém de atingir as metas propostas.

     

    Águas Costeiras

    O total das 27 massas de água costeiras apresentam bom e excelente estado de qualidade.

     

    Águas de Transição

    Das 3 massas de água de transição designadas para a Região, a lagoa da Fajã do Santo Cristo é a que apresenta melhor estado de qualidade.

     

    Lagoas

    Em 2016, 43% das lagoas classificam-se como eutróficas. No âmbito da DQA, cerca de 57% das massas de água (13 lagoas) não cumprem os objetivos de qualidade.

     

    Ribeiras

    Nos Açores, cerca de 20% dos locais amostrados em ribeiras encontram-se em estado igual ou superior a bom, estando as restantes em estado razoável. Ainda se detetam situações de descarga de águas residuais não tratadas nas ilhas mais populosas.

     

    Águas subterrâneas

    As massas de água subterrâneas, o bom estado representa 94% das 54 massas de água delimitadas. As três massas de água subterrânea com um estado químico medíocre deve-se à salinização da água subterrânea por intrusão marinha.

Última atualização a 18-05-2017