Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Conservação da Natureza e Biodiversidade
Enquadramento
  1. O Arquipélago dos Açores, em consequência da sua origem, localização geográfica e condicionantes geofísicas, apresenta uma grande diversidade biológica e geológica. 

    A vegetação natural açoriana conta com várias comunidades vegetais cujas espécies dominantes são, na sua maioria, endémicas. Entre os tipos mais significativos encontram-se as comunidades costeiras, as zonas húmidas, as florestas, os matos, os prados e formações de lavas recentes.

    De acordo com Borges,et. al (2010) o número total de taxa (espécies e subespécies) registados nos Açores é de 8047. O número de espécies e subespécies terrestres é de 6164 (Fungi - 1328, Chromista - 4, Protoctista - 575, Plantae – 1590 e Animalia - 2667), sendo 452 endémicas (Fungi - 34, Protoctista - 7, Plantae – 80 e Animalia - 331). No entanto, estes números subestimam a verdadeira diversidade, uma vez que estudos recentes têm revelado novos taxa endémicos.

    A inclusão de espécies de aves não nidificantes e potencialmente nidificantes acrescenta 325 taxa, registando-se um número total de 6489 taxa no meio terrestre açoriano.

    Infelizmente, das cerca de 1100 plantas vasculares aproximadamente 70% corresponde a espécies exóticas. Dessas espécies algumas revelam carácter invasor, sendo uma ameaça para a espécies autóctones e seus habitats.

    O grupo de organismos terrestres mais diverso, os artrópodes, também se encontra disperso em todas as ilhas dos Açores com 2346 espécies e subespécies contadas, das quais 272 endémicas (P.A.V. Borges; unpublished data). Em relação aos Moluscos são listados 114 espécies e subespécies terrestres, sendo 49 endémicas.

    Nos Açores existem ainda cerca de 71 espécies e subespécies de vertebrados terrestres, sendo 14 endémicas. Destaca-se a espécie Nyctalus azoreum, único mamífero endémico dos Açores.

    Ao nível da Rede de Áreas Protegidas dos Açores o regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade  (Decreto Legislativo Regional nº 15/2012/A, de 2 de abril) dispõe sobre as tipologias das Áreas Protegidas e regime de gestão.

    Como resultado da aplicação de Diretivas Comunitárias e Convenções internacionais, nos Açores estão classificadas 15 áreas como  Zonas de Proteção Especial e 26 como Sítios de Importância Comunitária (23 já classificados como Zonas Especiais de Conservação), da Rede Natura 2000, e ainda 13 Sítios Ramsar. Encontram-se também classificadas pela UNESCO, ao abrigo do programa Man and Biosphere, as Reservas da Biosfera do Corvo, das Flores, da Graciosa e das Fajãs de São Jorge e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, como Património da Humanidade.

    O Geoparque Açores que incorpora, desde 7 de março de 2013, a Rede Europeia e Global de Geoparques passou em novembro de 2015 a ser também um território UNESCO, com a aprovação do novo Programa Internacional de Geociência e Geoparques da UNESCO.

Última atualização a 30-03-2017