Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Águas Costeiras, Oceano e Recursos Haliêuticos
Enquadramento
  1. O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas de origem vulcânica e mais alguns ilhéus costeiros e oceânicos, perfazendo uma área emersa total de aproximadamente 2344 km2. Estas ilhas têm linhas de costa e áreas emersas muito desiguais.

    A Subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva de Portugal (ZEEA) compreende uma superfície marinha com aproximadamente 1 milhão de km2 (948 439 km2), que representa cerca de 30% da ZEE europeia, sendo uma das maiores da União Europeia.

    Apesar das dificuldades em gerir uma área tão vasta, o mar dos Açores caracteriza-se, duma forma geral, por um bom estado ambiental.

    A exploração comercial de areia do mar é realizada, na Região, em zonas pré-determinadas e depende da emissão de uma licença por parte do serviço da administração regional com competência na matéria que, na atualidade, é a Direção Regional dos Assuntos do Mar. 

    Os Açores possuem mais de 120 zonas balneares, entre as quais se encontram praias e zonas rochosas. Tem sido desenvolvida uma monitorização da qualidade da água numa parte desses locais, de acordo com a lei em vigor no espaço europeu.

Última atualização a 30-03-2017