Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Riscos Ambientais
Orla costeira em risco
  1. A estrutura de povoamento dos Açores, caracterizada pela localização de muitos núcleos populacionais junto de falésias da orla costeira ou na proximidade de taludes, locais reconhecidamente mais vulneráveis a riscos naturais e aos efeitos das alterações climáticas, colocam em causa a salvaguarda de pessoas e bens.

    As diversas intervenções na orla costeira realizadas nos Açores nos últimos anos foram enquadradas por estudos de avaliação de riscos específicos, pela necessidade de resposta a situações de emergência, e, muito em especial, pelos “Planos de Ordenamento da Orla Costeira” (POOC), que cobrem as 9 ilhas dos Açores e cuja publicação ocorreu entre 2005 e 2012. Os POOC prosseguem diversos objetivos, entre os quais se destaca a definição de critérios de prevenção das áreas de risco, integrando “Programas de Execução” que identificam as principais intervenções a realizar em cada ilha.

    No final de 2009 a extensão da faixa costeira em risco, identificada através dos diversos estudos e instrumentos de planeamento disponíveis, ultrapassava os 13 km. Como se pode observar nos gráficos seguintes as ilhas de São Jorge, Pico, Santa Maria e São Miguel são aquelas onde foram identificadas as maiores extensões de faixa costeira em risco, e onde se verificaram, portanto, as maiores intervenções, em termos absolutos.

  2. As intervenções realizadas entre 2011 e 2019 beneficiaram diretamente 96 805 pessoas, das quais 37 607 no triénio 2017-2019 correspondente a um investimento de cerca 12.8 milhões de euros neste triénio.

  3. Nos próximos anos serão realizadas as intervenções nas zonas em risco já identificadas e prosseguir-se-ão os trabalhos de atualização da lista de zonas em risco e de planeamento e execução das respetivas intervenções. 

Última atualização a 25-06-2020