Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Conservação da Natureza e Biodiversidade
Geodiversidade e património geológico
  1. Cavidades Vulcânicas

    Nos Açores são atualmente conhecidas 272 cavidades vulcânicas, resultado do acréscimo de 1 cavidade vulcânica para a ilha Graciosa, comparativamente ao período 2008-2013. Estas cavidades vulcânicas englobam, genericamente, tubos lávicos, algares e grutas de erosão marinha. Para além do seu valor geológico, este património constitui, também, habitat de grande importância ecológica onde se desenvolvem espécies endémicas cavernícolas. Devido a um elevado potencial turístico e didático algumas cavidades vulcânicas reúnem condições de visitação. O reconhecimento do seu interesse científico e a necessidade da sua preservação levou à classificação como Monumentos Naturais  de quatro cavidades vulcânicas, designadamente o Algar do Carvão, na Ilha Terceira, a Furna do Enxofre, na Ilha Graciosa, a Gruta das Torres, na Ilha do Pico e a Gruta do Carvão, na Ilha de São Miguel.

    A informação sobre as cavidades vulcânicas dos Açores tem vindo a ser reunida pelo GESPEA (Grupo de Trabalho para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores) criado pela Resolução 191/2002, de 26 de dezembro do Governo Regional dos Açores, que, para o efeito, desenvolveu a base de dados do Inventário do Património Espeleológico dos Açores (IPEA). 

  2. As cavidades vulcânicas do Açores estão hierarquizadas atendendo à sua importância relativa, quer em termos científicos, quer ao nível da sua espetacularidade e integridade, encontrando-se distribuídas em quatro classes.  As classes A, B, C são ordenadas por ordem decrescente de importância (ao nível científico e em termos de espetacularidade e de integridade) e a classe D representa o conjunto de cavidades que, independentemente da informação disponível, não existem ainda dados precisos sobre a sua localização.

    Comparativamente ao período 2008-2013, há a registar para a ilha Terceira o aumento de 5 cavidades vulcânicas de classe C e a diminuição de 1 e 4 cavidades de classe B e D, respetivamente.

    A nova cavidade vulcânica registada para a Graciosa é classificada de classe C.

  3. Geossítios

    Vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, fumarolas, águas termais, grutas e algares vulcânicos, fajãs, escarpas de falha e depósitos fossilíferos marinhos, entre tantos outros, são elementos caracterizadores do património geológico da Região.

    Assim, dada a rica e vasta geodiversidade vulcânica do arquipélago dos Açores e o importante património geológico, composto por diversos locais de interesse científico, pedagógico e turístico, foi constituído o Geoparque Açores.

    O Geoparque Açores assenta numa rede de geossítios, dispersos pelas nove ilhas e zona marinha envolvente. Existem 121 geossítios na Região dos quais 117 são terrestres e 4 marinhos.  De entre eles foram selecionados 57 como prioritários (55 terrestres e 2 marinhos) para o desenvolvimento de estratégias de geoconservação e para implementação de ações de valorização. Os  geossítios identificados nos Açores como prioritários representam elementos com excecional valor e com potencial para diversos tipos de uso. 

Última atualização a 30-03-2017