Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Promoção e Educação Ambientais
Ecotecas e centros ambientais
  1. A implementação a nível local dos programas, projetos e campanhas de sensibilização e educação ambiental coordenados pela DRA, está a cargo da Rede Regional de Ecotecas dos Açores e da Rede de Centros Ambientais dos Açores.

    O conceito de “Ecoteca” tem-se adaptado na nossa região, mantendo-se atualmente como sinónimo de um Serviço Educativo com um Centro de Recursos especializado. O conceito criado nos anos 90 de equipamento educativo com laboratório, auditório, computadores para acesso à internet, concorria e duplicava ofertas de outras estruturas e entidades que têm proliferado (mediatecas, bibliotecas municipais e públicas, centros de ocupação de tempos livres, auditórios, bibliotecas e laboratórios escolares, entre outros). Nos Açores, a primeira Ecoteca foi inaugurada em 1999, na ilha do Pico. Atualmente as Ecotecas dos Açores mantêm a sua função de promover ações de Educação e Sensibilização Ambiental na comunidade em que estão inseridas, e de disponibilizar gratuitamente informação ambiental ao cidadão, mas sem duplicar espaços na comunidade, otimizando custos financeiros e de recursos humanos. Existem atualmente 9 Ecotecas, uma em cada ilha do arquipélago, que passaram a estar sediadas nos serviços dos Parques Naturais de Ilha. Os serviços das Ecotecas interagem com diferentes departamentos do Governo, escolas, organizações não governamentais de ambiente, associações locais, empresas, autarquias, entre outros, para a prossecução dos seus objetivos.

    A Rede de Centros Ambientais dedica-se especificamente à interpretação ambiental, promovendo a interpretação e valorização das áreas classificadas e de outros valores naturais da Região. Com presença em todas as ilhas, este conjunto de centros é composto por diferentes tipologias de centros de educação ambiental, sendo os mais comuns os Centros de Interpretação de Áreas Protegidas, Centros de Interpretação Ambiental e Centros de Visitantes (de cavidades vulcânicas), mas também outras tipologias que combinam a interpretação ambiental com a monitorização científica, como o Jardim Botânico e o Centro de Monitorização e Investigação, ou ainda com a promoção dos Parques Naturais como a Casa do Parque Natural, entre outros. A maior parte destas estruturas estão integradas nos Parques Naturais de Ilha. 19 dos 23 Centros apresentados na lista abaixo são geridos pela Azorina S.A., os restantes 5 não foram integrados na gestão do Parque Natural da sua ilha, sendo no entanto seus parceiros privilegiados. A sua gestão está a cargo de organizações não governamentais de ambiente, nomeadamente das associações Amigos dos Açores, Os Montanheiros e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.  No período de 2017 a 2019 foi remodelado o Centro de Interpretação do Corvo, que passou a denominar-se Centro de Interpretação das Aves Selvagens do Corvo, e foi inaugurada a nova Casa dos Vulcões, na ilha do Pico, que passou também a ser a Delegação de Ilha do Geoparque Açores.

  2. Lista de Centros Ambientais nos Açores inaugurados até 2019
    ZonaCentro Ambiental
    Fonte: DRA (Direção Regional do Ambiente)
    Santa MariaCentro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo e Casa dos Fósseis
    São MiguelCentro de Visitantes da Gruta do Carvão
    São MiguelCentro Ambiental do Priolo
    São MiguelCentro de Monitorização e Investigação das Furnas
    São MiguelCentro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha
    São MiguelLoja do Parque da Lagoa das Sete Cidades
    São MiguelCentro de Interpretação da Cultura do Ananás
    TerceiraCentro de Visitantes do Algar do Carvão
    TerceiraCentro de Visitantes da Gruta do Natal
    TerceiraCentro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara
    TerceiraLoja do Parque de Angra do Heroísmo
    GraciosaCentro de Visitantes da Furna do Enxofre
    São JorgeCentro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo
    São JorgeCasa do Parque de São Jorge
    PicoCentro de Visitantes da Gruta das Torres
    PicoCasa da Montanha
    PicoCentro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
    PicoCasa dos Vulcões
    FaialJardim Botânico do Faial
    FaialCentro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos
    FaialComplexo Monte da Guia - Casa dos Dabney e Aquário de Porto Pim - Estação de Peixes Vivos
    FloresCentro de Interpretação Ambiental do Boqueirão
    CorvoCentro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo
  3. No cenário regional o número de visitantes dos centros ambientais tem vindo a aumentar na Região, embora nalguns centros tenha havido alguma diminuição e noutros o número se mantenha relativamente estável. Os centros onde se verificaram maiores subidas foram: o Centro de Interpretação da Caldeira Velha, o Centro de Visitantes da Gruta do Carvão, o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, o Centro de Visitantes da Gruta das Torres, a Casa da Montanha do Pico, o Complexo Monte da Guia e o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão. O total de visitantes do Centro de Visitantes da Furna do Enxofre inclui o número de descidas à Furna e o total de visitantes da Casa da Montanha do Pico inclui também os números de subidas à montanha. A redução observada no número de visitantes do Centro Ambiental do Priolo está ligada à diminuição de atividades com escolas devido à ausência de financiamento para dar continuidade ao Programa Escolar desse Centro desde julho de 2019.

  4. Legenda das siglas dos Centros: CIADP - Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo/Casa dos Fósseis | CAP - Centro Ambiental do Priolo | CICA - Centro de Interpretação da Cultura do Ananás | LPLSC - Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades | CVGC - Centro de Visitantes da Gruta do Carvão | CMIF - Centro de Monitorização e Investigação das Furnas | CIACV - Centro de Interpretação da Caldeira Velha | CVGN - Centro de Visitantes da Gruta do Natal | CVAC - Centro de Visitantes do Algar do Carvão | CISSB - Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara | LPAH - Loja do Parque de Angra do Heroísmo | CVFE - Centro de Visitantes da Furna do Enxofre | CIFCSC - Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo | CPSJ - Casa do Parque de São Jorge | CM - Casa da Montanha | CVGT - Centro de Visitantes da Gruta das Torres | CIPCVIP - Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico | CV - Casa dos Vulcões | CMG - Complexo Monte da Guia (inclui o Aquário do Porto Pim e a Casa dos Dabney) | JB - Jardim Botânico | CIVC - Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos | CIAB - Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão | CIACC - Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo - Centro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo.

Última atualização a 15-01-2020