Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Agricultura e Recursos Florestais
Produção de plantas e melhoramento florestal
  1. A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, possui viveiros que produzem anualmente milhares de plantas florestais, destinadas a satisfazer as necessidades das entidades particulares e públicas na execução das mais variadas ações de arborização.

    Ao abrigo do Programa de Melhoramento Florestal, a Direção Regional dos Recursos Florestais tem em curso, desde 2002, a instalação de ensaios que têm como principal objetivo o melhoramento genético da criptoméria, o estudo da adaptabilidade de espécies florestais exóticas e a revitalização dos ecossistemas florestais autóctones, com o objetivo de estudar e ajustar os modelos de silvicultura que melhor expressem o potencial florestal de algumas espécies da floresta autóctone.

    A capacidade atual instalada permite a produção de 4 milhões de plantas por ano, produção que é ajustada anualmente, consoante a saída de plantio para o terreno. Como se pode observar no gráfico seguinte, a produção de plantas resinosas representa mais de 70% do total de plantas produzidas anualmente, sendo a criptoméria a resinosa que sai em maior número.

  2. Desde 2007 foram executados vários investimentos nos viveiros florestais da Região com o objetivo de aumentar a produção de espécies endémicas, verificando-se um aumento significativo de produção de ano para ano. No passado triénio de 2011-2013 os viveiros produziram à volta de 831 mil plantas endémicas para responder à sua procura, tendo em 2015 sido atingido o máximo de produção de cerca de 491 mil plantas.

Última atualização a 15-05-2017