Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Energia e Transportes
Transporte aéreo
  1. Nos Açores, o avião constitui-se como um meio de transporte de eleição para as ligações entre as ilhas e o Continente Português e entre as próprias ilhas.

    O movimento total de aeronaves na Região foi de 23.732 no ano de 2019.

  2. No movimento de aeronaves por ilha, em 2019, verifica-se que as ilhas que registam maior movimento aéreo são as ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial com 43%, 25% e 10%, respetivamente, do total regional.

    No que diz respeito ao tráfego de passageiros por via aérea, verifica-se que, das três categorias de voo consideradas, os internacionais, os territoriais e interilhas, a que tem maior expressão é a dos voos interilhas, que perfaz mais de metade das deslocações por via aérea, seguindo-se os voos territoriais e por fim os voos internacionais.

  3. Entre 2008 e 2014 existiu uma estagnação e regressão do crescimento do tráfego de passageiros interilhas e territoriais, respetivamente. O número de passageiros transportados interilhas e em voos territoriais de e para a Região está fortemente relacionado com o PIB Português, ou seja, com a evolução económica do País e consequentemente da Região. A partir de 2015 a liberalização das rotas territoriais e o investimento no turismo da Região provocaram um crescimento acentuado no tráfego de passageiros.

    A mesma análise não se pode realizar para o tráfego internacional que está mais fortemente relacionado com as economias dos mercados emissores de passageiros. Estes mercados são tipicamente os mercados de destino da emigração histórica da Região, nomeadamente, EUA e Canadá, bem como os mercados alvo da promoção turística anual, que se tem concentrado na Europa do Norte e Central.

    Entre 2017 e 2019, o tráfego de passageiros cresceu de forma significativa nas suas vertentes interilhas e territoriais e apresentou um ligeiro descréscimo nos voos internacionais.

     

  4. Relativamente ao transporte aéreo de mercadorias, os dados permitem identificar um período recessivo até 2015, mantendo-se estagnado doravante no transporte de mercadorias territoriais de e para a Região, e uma tendência de crescimento no tráfego de mercadorias interilhas. O transporte de mercadorias depende de diversos fatores económicos e infraestruturais e consequentemente está dependente da evolução dos mesmos. Em relação ao transporte de mercadorias internacional nota-se uma estagnação regular ao longo dos anos.

    Entre 2017 e 2019, o transporte aéreo de mercadorias apresenta um período recessivo no transporte de mercadorias de e para a Região e uma tendência de crescimento no tráfego de mercadorias interilhas. 

Última atualização a 15-01-2020