Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Energia e Transportes
Síntese
  1. Produção de energia elétrica

    Na Região, verificou-se no período 2017-2019 um ligeiro crescimento na produção de energia elétrica. O crescimento da produção de energia elétrica proveniente de fontes fósseis, é denominador comum na maioria das ilhas. A produção de energia elétrica de origem renovável apresenta um ligeiro crescimento entre 2017 e 2019, sendo que

    Em 2019, cerca de 61,7% da energia elétrica produzida foi de origem térmica e 38,3% de origem renovável.

     

    Consumo de energia elétrica

    No período compreendido entre 2017 e 2019, verifica-se um ligeiro aumento no consumo de energia elétrica na Região.

     

    Impacte Ambiental

    Face à particular importância do sector energético na Região ao nível do consumo dos combustíveis fósseis, é notório o esforço na implementação das fontes de energia renováveis para a produção de energia elétrica. Contudo, o elevado crescimento de procura de energia, atenua a contribuição das fontes renováveis para a produção elétrica. A continuidade da aposta nas fontes de energia renováveis, na implementação de projetos inovadores conjuntamente com a implementação e divulgação de medidas de eficiência energética poderão constituir o mote de viragem no panorama energético, e por conseguinte no desempenho ambiental do sector.

     

    Parque automóvel

    Entre 2008 e 2019 verificou-se um aumento significativo do parque automóvel da Região. Analisando a idade do parque automóvel em 2019, verifica-se que mais de metade dos veículos tem mais de 10 anos.

     

    Transporte público regular

    A análise da evolução do número de passageiros transportados no transporte público regular entre 2017 e 2019 demonstra um decréscimo acentuado.

     

    Tráfego de passageiros por via marítima

    O tráfego de passageiros por via marítima nos Açores apresenta uma tendência de crescimento ao longo dos anos, com aceleração a partir de 2014, tendo atingido o valor de 562.993 passageiros em 2019. As ilhas do Faial e do Pico constituem a origem e o destino de cerca de 82% do tráfego marítimo de passageiros na Região.

     

    Tráfego de mercadorias por via marítima

    O tráfego de mercadorias por via marítima entre 2017 e 2019 apresenta um ligeiro crescimento até 2018 e posteriormente verifica-se um decréscimo até 2019.

     

    Tráfego de passageiros por via aérea

    Entre 2017 e 2019, o tráfego de passageiros cresceu de forma significativa nas suas vertentes interilhas e territoriais e apresentou um ligeiro decréscimo nos voos internacionais.

     

    Tráfego de mercadorias por via aérea

    Entre 2017 e 2019, o transporte aéreo de mercadorias apresenta um período recessivo no transporte de mercadorias de e para a Região e uma tendência de crescimento no tráfego de mercadorias interilhas.

Última atualização a 15-01-2020