Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Água
Necessidades de água
  1. Para a avaliação das necessidades de água nos Açores foi efetuada a caracterização e o diagnóstico da situação atual e retrospetiva de referência no que respeita aos consumos e necessidades de água por tipologia de uso. As tipologias de uso consideradas foram as seguintes:

    • Urbano: contempla uso doméstico de água e outros usos equiparados, tal como comércio e serviços;
    • Turismo: contempla uso de água em hotelaria associado à população flutuante estimada, caracterizada pelos turistas e ocupantes temporários da ilha, bem como outros usos ou atividades de índole turística considerados relevantes;
    • Agricultura: contempla o uso de água para a produção agrícola, nomeadamente, para a rega de culturas;
    • Pecuária: contempla o uso de água para a produção pecuária e outros usos associados à atividade;
    • Indústria: contempla o uso de água na atividade associada à indústria, nomeadamente, indústria transformadora e extrativa, e outros usos associados à atividade;
    • Produção de energia: contempla o uso de água na atividade de produção de energia termoelétrica e hidroelétrica;
    • Outros usos: contempla o uso de água na atividade portuária.

    Esta caracterização permite uma avaliação global das pressões associados ao uso de água e consequentes efeitos na qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

  2. Nos Açores as necessidades absolutas de água estão relacionadas com o desenvolvimento social e económico de cada ilha. É assim compreensível que a ilha de São Miguel, a mais populosa e de maior dimensão, represente mais de metade das necessidades absolutas de água (55%), seguindo-se a ilha Terceira que, por sua vez, é responsável por 22% das necessidades absolutas de água da RAA.

  3. Em relação às necessidades de água per capita, em termos globais, a Região tem vindo a diminuir progressivamente as necessidades médias per capita, apresentando 104,5 m3hab-1.ano-1 em 2013.

    Com base nas estimativas da população do INE para o ano de 2013, as necessidades de água oscilam entre os 90,3 m3.hab-1.ano-1 (Santa Maria) e os 130,2 m3.hab-1.ano-1 (São Jorge).

    No que respeita às necessidades de água, para usos consumptivos e não consumptivos, estimam-se em 102,7 hm3. Destacam-se as necessidades para a produção de energia que representam 78 hm3 anuais. As ilhas onde existem aproveitamentos hidroelétricos são as que contribuem, em particular a ilha das Flores, para a maior necessidade de água para fins energéticos.

    A valorização da energia hídrica é considerada um uso maioritariamente não consumptivo, uma vez que o caudal turbinado não constitui propriamente um consumo, mas um aproveitamento adicional. Relativamente à produção termoelétrica, as necessidades de água são residuais.

  4. A nível regional, a desagregação das necessidades de água pelas diferentes atividades demonstra que os usos urbanos são os mais significativos, representando 65% das necessidades absolutas de água. Segue-se a pecuária (20%) cujas necessidades hídricas são de 4813 hm3.ano-1. A indústria, a energia, o turismo e os outros usos representam apenas 16% das necessidades absolutas de água nos Açores.

Última atualização a 15-05-2017