Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Água
Necessidades de água
  1. Para a avaliação das necessidades de água nos Açores foi efetuada a caracterização e o diagnóstico da situação atual e retrospetiva de referência no que respeita aos consumos e necessidades de água por tipologia de uso. As tipologias de uso consideradas foram as seguintes:

    • Urbano: contempla uso doméstico de água e outros usos equiparados, tal como comércio e serviços;
    • Turismo: contempla uso de água em hotelaria associado à população flutuante estimada, caracterizada pelos turistas e ocupantes temporários da ilha, bem como outros usos ou atividades de índole turística considerados relevantes;
    • Agricultura: contempla o uso de água para a produção agrícola, nomeadamente, para a rega de culturas;
    • Pecuária: contempla o uso de água para a produção pecuária e outros usos associados à atividade;
    • Indústria: contempla o uso de água na atividade associada à indústria, nomeadamente, indústria transformadora e extrativa, e outros usos associados à atividade;
    • Produção de energia: contempla o uso de água na atividade de produção de energia termoelétrica e hidroelétrica;
    • Outros usos: contempla o uso de água na atividade portuária.

    Esta caracterização permite uma avaliação global das pressões associados ao uso de água e consequentes efeitos na qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

  2. Nos Açores as necessidades absolutas de água estão relacionadas com o desenvolvimento social e económico de cada ilha. É assim compreensível que a ilha de São Miguel, a mais populosa e de maior dimensão, represente mais de metade das necessidades absolutas de água (59%), seguindo-se a ilha Terceira que, por sua vez, é responsável por 22% das necessidades absolutas de água da RAA.

  3. Em relação às necessidades de água per capita, em termos globais, na Região até 2013 havia uma tendência de diminuição da necessidades médias per capita. Entretanto, em 2018 o valor médio nos Açores aumentou para 114 m3hab-1.ano-1, sendo as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge e Faial as que contribuiram para este aumento.

    Com base nas estimativas da população do INE para o ano de 2018, as necessidades de água oscilam entre os 92 m3.hab-1.ano-1 (Santa Maria) e os 143 m3.hab-1.ano-1 (São Jorge).

    No que respeita às necessidades de água, para usos consumptivos e não consumptivos, estimam-se em 100 hm3. Destacam-se as necessidades para a produção de energia que representam 72 hm3 anuais. As ilhas onde existem aproveitamentos hidroelétricos são as que contribuem, em particular a ilha das Flores e São Miguel, para a maior necessidade de água para fins energéticos.

    A valorização da energia hídrica é considerada um uso maioritariamente não consumptivo, uma vez que o caudal turbinado não constitui propriamente um consumo, mas um aproveitamento adicional. Relativamente à produção termoelétrica, as necessidades de água são residuais.

  4. A nível regional, a desagregação das necessidades de água pelas diferentes atividades demonstra que os usos urbanos são os mais significativos, representando 56% das necessidades absolutas de água. Segue-se a pecuária (30%) cujas necessidades hídricas são de 8,4 hm3.ano-1. A indústria, a energia, o turismo e os outros usos representam apenas 13% das necessidades absolutas de água nos Açores.

Última atualização a 15-01-2020