Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Água
Balanço necessidades/disponibilidades de água
  1. De acordo com os resultados estimados, os Açores apresentam necessidades hídricas totais para as atividades associadas a usos consumptivos de água na ordem dos 27,7 hm3 por ano, sendo o setor urbano o mais representativo (56%), seguido pela agricultura e pecuária (30%), indústria transformadora (9%) e turismo (4%). As disponibilidades hídricas exploráveis totais (2041 hm3/ano) mostram-se suficientes para comportar as necessidades hídricas estimadas, visto que as disponibilidades hídricas subterrâneas exploráveis se estimam na ordem dos 1197 hm3/ano e de água de disponibilidade hídrica superficial aproximadamente 844 hm3/ano.

  2. Da análise da relação entre as necessidades e as disponibilidades de água constata-se que as ilhas de São Miguel, Graciosa e Terceira são as que apresentam maior pressão sobre os recursos hídricos disponíveis, na ordem dos 3,4, 2,2 e 1,8%, respetivamente. Desde 2008, a ilha de São Miguel é a que apresenta um contínuo acréscimo das necessidades hídricas.  Apesar dos volumes de água captados serem maioritariamente provenientes de origens subterrâneas, estima-se um balanço hídrico subterrâneo global bastante positivo, já que as necessidades são sempre inferiores às disponibilidades hídricas.

    Não obstante, importa gerir de forma adequada o recurso água, não só em termos de quantidade mas também em termos de qualidade considerando que as pressões existentes sobre este recurso poderão comprometer ambos. A carência de água nas origens, face às necessidades, habitualmente é confundida com os problemas de falta de água que se verificam nos sistemas de abastecimento. A eventual escassez de água na origem pode ser fortemente potenciada por uma deficiente gestão/manutenção dos sistemas de abastecimento além de que a ausência de água nos sistemas de abastecimento por vezes não reflete a escassez de água nas origens. Por outro lado, a inacessibilidade e dificuldade de acesso a algumas origens de água conduz a carências de água em deteminadas ilhas, durante o período estival, como são o caso do Pico, Graciosa e Santa Maria.

Última atualização a 15-01-2020