Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Água
Síntese
  1. Relação Necessidade/Disponibilidade de água

    Balanço hídrico positivo, em que as necessidades de água são reduzidas face às disponibilidades hídricas. A relação entre a necessidade de água e a disponibilidade deste recurso revela não existir uma pressão acentuada sobre os recursos hídricos.

     

    Abastecimento de água

    O índice de abastecimento de água às populações dos Açores mantém os 100%.

     

    Consumo de água

    Entre 2016 e 2018 verifica-se um ligeiro e contínuo aumento no consumo de água nos Açores. No entanto, em 2019 regista-se uma diminuição no consumo de água, tendo contribuido para esta diminuição o consumo de água da ilha Terceira.

     

    Tratamento de águas residuais – sistema público de drenagem

    Contínuo melhoramento dos sistemas públicos de tratamento de águas residuais, contudo a ligação domiciliária à rede de drenagem está aquém de atingir as metas propostas.

     

    Qualidade de água para consumo humano

    Crescente melhoria da qualidade de água da rede pública de abastecimento de água para consumo humano, em 2019 cerca de 99% da água controlada atingiu o cumprimento com os valores paramétricos legalmente estipulados.

     

    Águas Costeiras

    O total das 27 massas de água costeiras apresentam bom e excelente estado de qualidade.

     

    Águas de Transição

    Das 3 massas de água de transição designadas para a Região, a lagoa da Fajã do Santo Cristo é a que apresenta melhor estado de qualidade.

     

    Lagoas

    Em 2018, 39% das lagoas classificam-se como eutróficas. No âmbito da DQA, cerca de 52% das massas de água (12 lagoas) não cumprem os objetivos de qualidade.

     

    Ribeiras

    Nos Açores, cerca de 44% dos locais amostrados em ribeiras encontram-se em estado igual ou superior a bom, estando as restantes em estado razoável. Ainda se detetam situações de descarga de águas residuais não tratadas nas ilhas mais populosas.

     

    Águas subterrâneas

    Das 54 massas de água subterrâneas, apenas três encontram-se em estado químico medíocre devido a fenómenos de salinização da água subterrânea por intrusão marinha.

Última atualização a 15-01-2020