Relatório do Estado do Ambiente dos Açores

Águas Costeiras, Oceano e Recursos Haliêuticos
Síntese
  1. Recursos Marinhos

    O número de embarcações licenciadas para operar no mar dos Açores apresenta uma tendência decrescente nos últimos anos, tendo sido verificado um mínimo de 572 embarcações em 2016.

    Entre 2014 e 2016 houve um decréscimo da quantidade de pescado descarregado, verificando-se o valor mínimo da descarga de 6203,2 toneladas em 2016. Os valores apresentados são explicados em larga medida por espécies muito variáveis como os tunídeos e os cefalópodes.

    Recursos Marinhos Inertes

    Nunca se atingiu o máximo da quota proposta para exploração de recursos marinhos inertes.

    Biodiversidade

    Não há razões para considerar que a biodiversidade dos Açores esteja ameaçada, apesar de apenas por uma vez se ter efetuado essa contabilização.

    Avaliação do estado ambiental das águas marinhas

    Atendendo às significativas lacunas de informação, não foi possível avaliar todos os descritores do bom estado ambiental das águas marinhas nos Açores nos termos da Diretiva Quadro Estratégia Marinha de acrdo com dados até 2018.

    Águas Balneares 

    A qualidade das águas balneares identificadas costeiras dos Açores tem vindo a aumentar e em 2019 é maioritariamente classificada como "Excelente". Também é crescente o n.º de zonas balneares distinguidas no âmbito dos programas Bandeira Azul e Praia Acessível, sendo o principal fator limitante ao seu incremento a dificuldade em assegurar o serviço de assistência a banhistas com recurso a nadadores salvadores.

     

Última atualização a 15-01-2020